segunda-feira, 21 de junho de 2010

Yoga




Existem diversos tipos de yoga, mas todos se utilizam de dois componentes principais: posturas e respiração. O que muda é o grau de importância de cada um deles e as diferentes formas de trabalhá-los. O objetivo essencial não é apenas o trabalho físico, mas sim a união do desenvolvimento do corpo, da mente e do espírito. Entre os diversos tipos temos:

Hatha Yoga. Tipo mais difundido no Ocidente tem como significado do nome a união do sol (Ha) com a lua (Tha). Trabalha a realização das posturas corporais (asanas) e a prática das respirações (pranayamas).

A Hatha Yoga faz uma integração com exercícios físicos, meditação e conceitos morais, buscando o equilíbrio do corpo e da mente.

A maior parte das posturas trabalha flexibilidade e alongamento, juntamente com a respiração e força e resistência muscular, devido ao trabalho isométrico do músculo durante o tempo em que se permanece na posição.

Ayengar Yoga. Criada por BKS Iyengar (considerado um arquiteto do corpo), visa a busca do alinhamento e precisão de cada postura. É uma prática rigorosa que treina corpo e mente, ensinando os indivíduos a recrutarem cada célula do corpo para resultar em harmonia e saúde. Além disso, o criador do método acredita que a prática da Iyengar promove o relaxamento das tensões através do uso correto do corpo (relaxamento ativo). Não como um relaxamento atingido após uma massagem e sim o atingido após um exercício bem feito. A manutenção por tempo prolongado nas diferentes posturas ou poses leva a contração isométrica (sem movimento articular) de alguns músculos, enquanto outros estão sendo alongados, melhorando assim flexibilidade e força muscular.



Ashtanga Vinyasa Yoga. Considerada a mais dinâmica das yogas. Criada por K. Pattabhi Jois, consta da realização de séries de posturas com simultânea atenção para o trabalho respiratório, o que a torna um desafio físico e mental. O trabalho de alongamento e fortalecimento é intenso, resultando em grande definição muscular e alto gasto calórico. A proposta é limpar ou desintoxicar a mente e o corpo com um aumento na circulação sanguínea, o que estimula glândulas, órgãos e melhora dores.



Sivananda Yoga. Considerada uma gentil introdução da filosofia yogue, consta de um sistema integrado de 5 princípios: exercício (posturas), respiração, relaxamento, alimentação e meditação. Tem como benefícios a melhora do tônus muscular, alongamento e equilíbrio de forma geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário