sábado, 12 de junho de 2010

Alguns termos que voce ja ouviu falar

Síndrome de dor miofascial (Síndrome Miofascial): Definição proposta no livro de Travell & Simons: “Sintomas sensórios, motores e autonômicos causados por um ponto gatilho miofascial. O músculo específico, ou grupo muscular pode ser identificado.” Definição apontada por Travell & Simons como confusa e comumente utilizada: “Síndrome de dor regional com origem em qualquer tecido mole.”



Síndrome de Disfunção Dolorosa Miofascial: “Um termo controverso, largamente ultrapassado que tem sido considerado para explicar uma síndrome ampla de origem muscular; um complexo fenômeno psicofisiológico; ou uma síndrome primária causada por um mecanismo de distúrbio da oclusão.”

Aqui cabe um parêntese para discutir o significado da palavra “síndrome”: Segundo Alexander (1977), é um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam coletivamente uma doença em particular ou uma condição anormal. É usado para indicar uma alteração para a qual não foi indicada nenhuma causa patológica específica.



Mialgia: “Dor em um ou mais músculos. O termo é utilizado com dois significados:

1. Dor muscular difusa devido a doença sistêmica, como uma infecção viral;

2. Região dolorida de um ou mais músculos, como no caso de um ponto gatilho miofascial.”



Reumatismo muscular: “Dor e hipersensibilidade muscular atribuída a causas reumáticas (especialmente, exposição ao frio). Algumas vezes é utilizada para identificar pontos gatilho miofasciais. Deve ser diferenciada do reumatismo muscular.”



Fibrosite: “Uma termo fora de uso, com múltiplos significados. No passado, muitos autores utilizaram este termo para explicar o que eram pontos gatilhos miofasciais.”



Miogelose: “Região circunscrita , hipotônica e dolorida à palpação, em um ou mais músculos, associada com a queixa de dor do paciente.”



Miofasceíte (Miosite fibrosa): “Endurecimento de um músculo pelo desenvolvimento de tecido fibroso no interstício. No passado muitas vezes foi erroneamente empregado como ponto gatilho miofascial.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário