segunda-feira, 21 de junho de 2010

RPG

A RPG (Reeducação Postural Global) é um método da fisioterapia criado pelo francês Philippe Souchard e se baseia no conceito de que os músculos estão dispostos em cadeia, um ligado ao outro.

É uma técnica que tem por objetivo tratar as desarmonias do corpo de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa, seja dor ou correção da postura. É indicada para quem busca encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo, não sendo necessária a presença da dor para o tratamento.

A indicação da RPG no caso de corredores, além do alongamento e correção de postura em geral, é voltada para a correção tanto do pé (pronado ou supinado, valgo ou varo) quanto joelho (valgo ou varo) ou quadris e coluna, promovendo um alongamento mais efetivo, melhorando a performance e aliviando dores, levando em consideração o gesto esportivo.

RPG combina trabalho ativo e alongamento, que para ser eficaz deve ser mantido o maior tempo possível, de acordo com cada caso. Leva em consideração três fatores importantes:



Individualidade: pois cada um sente e reage de forma diferente ao dia-a-dia, ou seja, não existem dois corpos idênticos e um sintoma não é igual ao outro;



Causalidade: pois trata a causa e não só a conseqüência, ou seja, não trata só a dor, mas o que a causou;



Globalidade: pois trata ao mesmo tempo os sintomas, as alterações e a causa de uma patologia, levando em consideração a parte física e psíquica (emocional).



Com o tratamento, fortalecemos os músculos dinâmicos (que são responsáveis por executar o início do movimento, como o quadríceps localizado anteriormente na coxa) e alongamos os músculos estáticos (que trabalham para manter a postura ereta ou a pessoa em pé, como a musculatura da coluna, por exemplo). Aumentamos a flexibilidade de músculos que se encontram em tensão por sua própria função e com isso conseguimos um relaxamento, alívio de dores e equilíbrio entre os músculos.

O tratamento consiste no uso de posturas terapêuticas ativas (que são corrigidas e mantidas pela pessoa) e progressivas (começa numa posição e termina em outra).

Durante toda a postura terapêutica trabalhamos a respiração para flexibilizar o tórax e desta maneira conseguir as correções desejadas e melhora nas trocas gasosas (oxigenação). O terapeuta mantém as mãos em contato com o paciente o tempo todo, trabalhando em tração para alongamento e descompressão articular.

As consultas são individuais e realizadas uma vez por semana, o que é suficiente para que o próprio corpo assimile as correções e as mantenha.

A RPG aumenta a percepção que o paciente tem do próprio do corpo, mas não trabalha a consciência postural, pois não é um método que exige do paciente a correção da postura no dia-a-dia. O método é mais abrangente que isso, pois através do trabalho muscular realizado nas sessões, o corpo "aprende" o que é correto e o ganho de alongamento muscular conquistado facilita a manutenção de uma boa postura. Os resultados são definitivos, mas dependem de interferências do dia-a-dia (tensões e maus hábitos, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário