domingo, 25 de julho de 2010

Auriculo Acupuntura

A acupuntura auricular obteve maior aceitação no ocidente graças às pesquisas e experimento do médico Paul Nogier. Apesar de sua recente divulgação e desenvolvimento, a aurículo-acupuntura obedece os princípios milenares da Medicina Tradicional Chinesa.
Nascida na China ha cerca de 4 mil anos, a acupuntura preconiza a restauracao ou manutencao do equilibrio energetico no organismo

A acupuntura auricular foi desenvolvida na França e tem todos os pontos de acupuntura concentrados na orelha. Existem duzentos pontos nas orelhas e cada um é conectado a uma ou várias áreas do corpo. Quando um ponto é estimulado, ele cria impulsos elétricos que fluem, através do cérebro, até uma parte específica do corpo. Por exemplo, se o ponto da orelha relacionado ao joelho for estimulado, ele irá localizar alguma dor ou sintomas no joelho. Acredita-se que a acupuntura auricular seja tão eficaz quanto a acupuntura feita no corpo todo, pois considera-se que o estímulo da orelha afete o chi (o ATP, combustivel das nossas celulas)que flui através do corpo.


Nesse tratamento usamos pequenas agulhas e sementes que são introduzidas nos pontos especificos e que ficam estimulando durante 7 dias e para um efeito positivo vamos alternando entre as orelhas a cada semana.
Esses estimulos exercem um reflexo sobre determinadas partes do corpo, essas respostas sao intermediadas pelo sistema nervoso; pois as agulhas ou sementes inseridas disparam impulsos que viajam pela rede nervosa ate provocarem reacoes no cerebro. Esse mecanismo e' imediato e, por interferir na massa cinzenta, surte efeitos mais duradouros.
A tecnica tem uma acao sobre a musculatura, ajudando-a a relaxar, e tem acao na medula, a producao de substancias que inibem a passagem dos impulsos dolorosos. No cerebro, ela induz a liberacao de neurotransmissores com funcao analgesica e outros por tras da sensacao de bem estar.


Não há contra indicações e todos podem se beneficiar desse tratamento.

Exceto mulheres grávidas que só após o 5º mês de gestação podem receber as aplicacoes.

Um comentário: