sexta-feira, 4 de junho de 2010

O que e' Disfuncao de ATM, sintomas e sugestao de tratamento fisioterapeutico

ATM significa Articulação Temporomandibular (nome das articulações da mandíbula) ou Algias por Tensões Musculares. Também é chamada de DTM (Disfunção Temporomandibular), TMJ (Temporomandibular Joint Disorders), entre outras denominações.

Disfunção da Articulação Temporomandibular (ou Disfunção da ATM), significa, além de problemas que afetam diretamente a articulação (como Dor na ATM, estalos, crepitações, subluxação, luxação, nas Articulações Temporomandibulares) como também, uma série de outros sintomas relacionados aos músculos e ligamentos, originados pela relação incorreta da maxila em relação a mandíbula, sendo os dentes, uma das causas principais, dessa desarmonia (não estamos falando de um sorriso bonito, com os dentes perfeitamente alinhados, mas sim a sua funcionalidade, seu equilíbrio correto, entre os dentes superiores e inferiores, garantindo assim, o equilíbrio de outros componentes da face, como os músculos, articulações e ligamentos). Também, além dos dentes, outros fatores descritos abaixo, podem levar uma pessoa a ter problemas de disfunção da ATM.

Os problemas da ATM, além de problemas de disfunção articular, podem gerar diversos outros sintomas, como dor reflexa no ouvido, olhos, dores nos ombros, braços, pescoço, músculos peitorais, dores de cabeça, enjoos, sensações de sufocamento, fotofobias, tonturas, entre outros sintomas. Por isso, é importante o conhecimento desses problemas, que podem ser gerados pela disfunção da ATM.

Muitos desses sintomas, relacionados a disfunção da ATM, fazem que o paciente, deixe de ir ao trabalho ou a escola, prejudicando os seus afazeres do dia a dia. Esses problemas das ATMs, afetam bastante, a vida do paciente, podendo intensificar o estresse, a irritabilidade e os problemas emocionais, podendo com isso, aumentar a intensidade, desses sintomas.

“Muitas pessoas tem sintomas que as afligem, às vezes durante anos, já passaram por vários tratamentos e ao consumo de diversos medicamentos, sem achar a origem e melhora para esses seus problemas, e não sabem que podem ter tratamento


Dores, devido a desequilíbrios musculares:

Dores de cabeça (enxaquecas e cefaleias tensionais ou migrâneas): ocorrem, na maioria dos casos, devido a um desequilíbrio da musculatura da mastigação, gerando por isso, dores por uso excessivo dessa musculatura, causando dores de cabeça na região temporal e em outras regiões da cabeça, dores na face, dores reflexas no pescoço, olhos ou no peito - fazendo que o paciente pense, que está com algum problema no coração (pressionando com o dedo a região da dor, às vezes pode-se perceber que ela esta dolorida).

Também, esses sintomas podem aumentar, nos portadores de Bruxismo ou Briquismo, pacientes com stress, hábitos parafuncionais, pela maior sobrecarga desses músculos. Nos casos do Bruxismo e do Briquismo utilizamos novas técnicas, associadas ao tratamento da ATM, sendo consideradas mais seguras e com maior índice de resultados.


Nevralgia do trigêmio:

Os músculos da face ou uma artéria ou veia, podem comprimir um nervo responsável pela sensibilidade de uma parte do rosto. Essa compressão, às vezes, pode ser sobre um osso. Quando essa pressão é moderada, temos sensações dolorosas e podendo desencadear dores fortes ao mastigar, falar ou ao tocar uma determinada parte do rosto (chamadas de zonas de gatilho ou algógena - o nome correto), como no ato de barbear ou passar maquiagem, por exemplo. Estima-se que essa dor, venha de espasmos musculares em músculos próximos ao nervo afetado. Esses espasmos nos músculos podem tracionar a articulação de encontro ao fundo da cavidade glenoide onde essa articulação se aloja, gerando dores reflexas no ouvido. Essas dores podem durar alguns minutos ou horas, trazendo muito sofrimento para o paciente. Se essa compressão nesse nervo for intensa, podem causar parestesia (adormecimento) da região inervada por esse nervo. Alguns casos de nevralgias podem ter origem por problemas da ATM.

As nevralgias do trigêmios (existe outros nomes para denominar uma nevralgia na face, geralmente de acordo com nome do nervo afetado – como nevralgia do nervo bucal, por exemplo, que é uma ramificação do trigêmio) são tratadas geralmente através de medicamentos, aplicação de laser e, se não temos resultados recorre-se a cirurgia para descompressão do nervo, que é melhor, pois evita o adormecimento (ou anestesia) permanente de uma parte do rosto, o que ocorria em cirurgias antes utilizadas, em que se cortava ou removia o nervo causador da dor (como o nervo infra-orbital - localizado abaixo da órbita do olho que, quando removido, causava adormecimento permanente em parte do lábio superior, asa do nariz e pálpebra inferior do olho, na região do nervo removido, por exemplo).



Zumbido no ouvido:

Alguns tipos de zumbidos no ouvido podem ter origem por problemas de disfunção na ATM. Através do exame clínico, podemos saber se é essa a origem, mas mesmo naqueles casos em que as origens são outras, hoje em dia, existe tratamento.

Dificuldades - limitações de abertura ou fechamento da boca, nas disfunções da ATM:

Limitações de abertura: Esse problema ocorre geralmente, na maioria dos casos, por fadiga muscular por excesso de uso (é uma defesa do músculo para evitar um mal maior) ou causado por fatores originados nas articulações(traumas, anquiloses, por exemplo). Esse problema, geralmente é temporário e melhora com o reequilíbrio muscular. Também, devemos salientar os casos de limitações causadas por cirurgias, anquiloses, tumores, cistos ou por acidentes traumáticos.

Dificuldades de fechamento da boca: Além dos problemas patológicos e outros problemas já citados, outras origens, podem serem vistos, no item acima (em Subluxação e Luxação da Articulação Temporomandibular (ATM), nos problemas de Disfunção).

Tratamento Fisioterapeutico: Ultilizo tecnicas manuais de manibulacao, mobilizacao, alem de tecnicas de tratamento p/ trigger points, orientacao postural, massoterapia e eletroterapia.

Um comentário:

  1. Olá Dra. Tatiana Evelin

    Tenho grande interesse por essa area de ATM, sou fisioterapeuta também e estou procurando mais informações de cursos de pós graduação neste area para nós, fisioterapeutas.
    Afirmo que não tem sido fácil, ja pesquisei em vários estados e nada.
    Queria saber se a senhora tem alguma informação sobre tal em que possa me passar, ou postar em seu blog.

    Grata
    Andréa Barbosa
    ft.andrea@hotmail.com

    ResponderExcluir