quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Hidratantes com URÉIA

Para a pele permanecer hidratada ou voltar ao seu estado normal de hidratação, a quantidade de água deve estar sempre adequada. O clima seco, mudanças bruscas na temperatura e ventos em excesso podem facilmente desidratar a pele. Assim, para evitar que a pele fique áspera e seca é aconselhável à aplicação de hidratantes com capacidade de promover hidratação por um período prolongado. Nesse sentido, a uréia é um componente essencial a ser incluído na fórmula de um bom hidratante. Para que entendamos a importância da uréia para a hidratação da pele, devemos lembrar que ela é normalmente excretada através do suor, fazendo parte da camada hidrolipídica, responsável por manter a umidificação natural da pele.

Em condições climáticas adversas, entretanto, a quantidade de uréia normalmente produzida pela pele pode não ser suficiente para manter seu aspecto saudável. Há décadas, a uréia vem sendo utilizada para o tratamento cosmético da pele seca. Contudo, possui importantes indicações clínicas devido às suas propriedades farmacológicas, como ação antimicrobiana e antiinflamatória. Do ponto de vista da hidratação propriamente dita, as características particulares da uréia lhe conferem a capacidade de gerar um tipo de hidratação denominada ativa, mantendo a pele hidratada por um período mais prolongado. Parece que uréia é o único hidratante que tem um efeito de hidratação do interior das células. Isto é, ela é capaz de se ligar a moléculas de água dentro das células e possibilitar o aumento da hidratação por um tempo mais prolongado. Outro benefício da alta solubilidade da uréia em água, é poder gerar compostos sob a pele que, quando expostos a um ambiente com alta umidade, têm a capacidade de captar água deste meio.
Dessa forma, quando falamos em hidratação ativa, percebemos realmente um diferencial para aqueles produtos hidratantes que possuem uréia em sua composição. É importante considerar também que a quantidade de uréia deve ser adequada para cada tipo de pele ou alteração que possa ocorrer. Essa quantidade pode ser apresentada em diferentes concentrações, variando de 3% a 20%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário